National Insurance Number (o "CPF")


O cidadão que tem permissão de trabalhar no Reino Unido, deve solicitar o seu National Insurance Number (NI). É por ele que o governo arrecada para pagar pensões e o serviço de saúde pública a posteriori.

A grande maioria dos empregadores requerem o seu NI antes de lhe contratar. O seu número de NI é emitido pelo Department of Work and Pensions (DWP), baste acessar aqui para requerer o seu, ou ligue 08001412075 das 8am as 6pm de segunda a sexta
. No dia marcado, não esqueça de levar o seu passaporte para comprovar que você tem permissão de trabalho.

Normalmente dentro de 4 a 8 semanas você receberá pelo correio a sua carteirinha com o seu número.

Caso contrario, se você já estiver trabalhando, o seu empregador poderá solicitar o seu NI por você. Peça o formulário CA5407 no qual terá que ser completado por você e o seu empregador, então, envie-o para o 
Jobcentre Plus em Glasgow. Acesse www.hmrc.gov.uk ou dirija-se a um Jobcentre mais próximo.

Se você trabalhar sem o NI, a carga de impostos será bem maior, por tanto, assim que chegar, resolva logo isso e tire seu número.

7 comentários:

UME disse...

Mesmo eu sendo ilegal, eu posso retirar o NI?

Jovem Cidadão disse...

Olá. Morei em Londres por 4 anos e fiz o IN. Voltei para o Brasil a 5 anos e estou planejando voltar a Londres novamente. Gostaria de saber se o meu IN ainda está valendo ou se preciso tirar outro. Será que por eu não estar utilizando ele pode ter sido cancelado? Há algum site que eu possa consultar pelo número do meu IN e saber se consta algum saldo ou informação nele? Obrigada

Joás Souza disse...

Rs! Claro que não!

Joás Souza disse...

Ola jovem cidadão, seu NI nunca morra! Será sempre valido! Tranquilo.

Anônimo disse...

Morei em londres e nem sabia q isso de insurace number existia. Trabalhei quase 1ano legalmente em uma rede grande em londres, foi descontado TAX, mas eu nao faço ideia se tenho o N.I. ou nao, lembro que logo que cheguei a cidade, antes de arrumar o emprego, fiz algumas visitas ao jobcenter mas um conhecido tratava tudo pra mim, eu nao falava bem ingles. Mudei de casa mes depois disso. A empresa que trabalhava jamais me pediu nada,
e um amigo preencheu alguns formularios qdo fui contrada, mas no meu payslip na parte que deveria constar o meu N.I. nao tem nada! Minha pergunta é não sei se tenho o insurace number ou não.. e agora, como faço para descobrir se tenho??

Ps. Nao estou em londres. Isso ocorreu a 9anos atraz. Penso em voltar pra la esse ano e quero saber como está essa situação.. to ferrada se tiver trabalhado sem ?

Joás Souza disse...

UME, só pessoas com situação legal e com direito a trabalho é que podem fazer o NI.

Joás Souza disse...

Anonimo, quando alguem comeca a trabalhar aqui sem o NI, essa pessoa recebe um NI temporario, que normalmente arrecada mais impostos do que o normal. Fico surpreso em saber que vc trabalhou um ano e não te cobraram o seu NI oficial. Eu recomendo vc pegar os seus payslips e ir a um Jobcenter e pedir explicação, mesmo que vc precise de um tradutor. Eles são a melhor instituição para te ajudar nesse assunto. Não há problem nenhum em ter trabalhado sem eu acredito, vc se ferrou pagando mais impostos do que deveria!